Trabalhador rural tem vínculo de emprego reconhecido após 24 anos na fazenda.

Um trabalhador rural que morou e prestou serviço por mais de 24 anos em fazenda na região do Vale do Araguaia teve o vínculo de emprego reconhecido pela Justiça do Trabalho. A decisão, da 2ª Turma do TRT da 23ª Região (MT), confirma sentença da Vara do Trabalho de Água Boa.

Atualmente com 76 anos de idade, o trabalhador contou que foi contratado de forma verbal em abril de 1994, recebendo dois salários mínimos mensais, situação que perdurou até novembro de 2018 quando foi dispensado do serviço.

O proprietário da fazenda afirmou, por sua vez, que entre ambos houve um contrato de comodato, pelo qual cedeu uma casa e terreno para o trabalhador criar o próprio gado. Afirmou ainda que eventualmente ele prestava serviço para a fazenda, mas nessas ocasiões realizava as tarefas por meio de empreitadas. Para comprovar, apresentou documentos.

A decisão esclarece ainda que a realização de outras atividades econômicas pelo trabalhador na propriedade, a exemplo da criação e comercialização de gado próprio, produção de leite e fabricação de queijos, não impede o reconhecimento do vínculo empregatício, já que essa forma de contrato não exige exclusividade.

Deixe um comentário

LMW Advocacia & Assessoria Jurídica

Somos um escritório full service especializado em alguns ramos do direito, nosso diferencial é o atendimento pessoal e direto do cliente com os profissionais do escritório, de forma humanizada e personalizada.

Posts recentes

Siga-nos

Receba nossas novidades

Fique tranquilo(a), odiamos spam!

Fale agora
1
Olá! Se precisar estou aqui para sanar suas dúvidas, ok?